O Projeto “Lagartinhas pelo Mundo” surge após ter conhecimento da existência de culturas diferentes neste grupo de crianças. O grande objetivo deste projeto consiste em sensibilizar as crianças para o respeito por elas próprias, o respeito e a aceitação pelo outro. Desta forma espera-se que as crianças respeitem atitudes de partilha por culturas e costumes diferentes dos nossos.

Os objetivos específicos são: perceber e reconhecer que existem diferentes línguas para dizer as mesmas palavras; conhecer e distinguir os diferentes tipos de habitação de algumas culturas; conhecer, saborear e identificar os pratos típicos de algumas culturas; e conhecer e identificar o vestuário típico de algumas culturas.

De realçar que a abordagem do tema da Multiculturalidade concentra-se na mais-valia de contribuir para o reforço da Coesão Social, na prevenção da descriminação, da exclusão, promovendo-se, por conseguinte, o respeito pelos Direitos Humanos.
O educador cultural incentiva as suas crianças a adquirir gosto pelo conhecimento, pela pesquisa e pelo belo. Um bom educador deve desenvolver práticas pedagógicas que possam sensibilizar as crianças para a multiculturalidade e para a reflexão através da observação dos diferentes mundos culturais. O educador multicultural deve ter espírito aberto e aceitar a complexidade; ser imparcial e não ter preconceitos; saber escutar e respeitar perspetivas distintas; ter em atenção as alternativas que existem; questionar-se quanto às possibilidades de erro e procurar razões para os problemas; e refletir sobre a forma de melhorar o que existe anteriormente.

Siga a nossa salinha no facebook