O projeto curricular de turma, para a sala do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico e destinado ao ano letivo de 2014/20115, intitula-se “Regar para amealhar”.

Pretende-se que o projeto do 1ºano seja integrador, coerente e eficaz através da articulação dos saberes entre as diferentes áreas curriculares. Pretende-se que haja organização e sequências de aprendizagens, de modo a promoverem a compreensão e o domínio progressivo.

Partindo do pressuposto que é da nossa responsabilidade conciliar as necessidades com as motivações, gostos e interesses dos alunos, pretendemos que o projeto contribua para o desenvolvimento de competências necessárias à qualidade de vida pessoal e social, e concomitantemente ajude a criança a tornar-se mais autónoma e uma cidadã do Mundo.
Para além de todas as Metas, dos objetivos e das competências definidas para esta faixa etária e face à conjuntura económica atual pareceu-nos importante acrescentar no projeto do 1º ano outros objetivos principais, tais como a importância da formação financeira e seus conceitos financeiros básicos, de modo a incutir o lema “Com o trabalho colhemos frutos”.

Estes objetivos aliados ao espaço exterior que dispomos e ao contacto primordial com a natureza, criámos uma horta pedagógica em parceria com o canal de televisão 24Kitchen, que permite, para além da transversalidade das diferentes áreas curriculares, o contacto com a agricultura, com o campo e com a natureza, permitindo o desenvolvimento de diversas competências.

Siga a nossa salinha no facebook