Os primeiros anos de vida são… fundamentais para o desenvolvimento futuro das crianças, que não só requerem uma nutrição adequada, como, também muito afeto e atenção, e que lhe sejam prestados cuidados e dadas oportunidades para o progresso adequado ao seu desenvolvimento.

Requerem ter à sua disposição jogos, canções e estímulos de acordo com a sua idade, que lhes permite explorar o mundo que as rodeia, com segurança, e aprender pouco a pouco a relacionar-se com outras crianças, e a ter um vínculo confiante e respeitoso com os adultos.

O momento da alimentação vai para além de uma necessidade vital – constitui um verdadeiro ato de amor que estabelece um vínculo entre a mãe/adulto e o bebé e que marcará de um modo intenso e estruturante a sua vida afetiva.
Brincar é fantasiar, inventar, criar, entender, construir, modificar, experimentar, destruir, imaginar. A criança retira de sua vida os conteúdos da brincadeira através de impressões e sentimentos que vivencia, dos conhecimentos que aprende, das histórias que escuta. Por isso para brincar é preciso entender que a brincadeira é uma atividade da imaginação.

No berçário a brincadeira é educação por excelência. No ato de brincar ocorrem trocas, as crianças convivem com suas diferenças, desenvolvem a imaginação, a linguagem, a compreensão e apropriação de conhecimentos e sentimentos, exercitam as tomadas de decisão e iniciativa.

Siga a nossa salinha no facebook